Médicos residentes têm direito a condições dignas durante o período de formação, e entre esses direitos está o acesso ao auxílio-moradia, quando a instituição de ensino não disponibiliza hospedagem gratuita próxima ao local de residência médica.Na prática, porém, esse direito ainda é frequentemente negado, ignorado ou desrespeitado pelas instituições. Atuamos de forma técnica e estratégica para garantir o recebimento do auxílio-moradia, inclusive com efeito retroativo, sempre que verificada a omissão do hospital ou universidade.
Como funciona o nosso suporte:
→ Análise individualizada do caso
Estudamos a situação específica do residente, verificando a ausência de alojamento pela instituição e os critérios legais para requerer o benefício.
→ Elaboração de requerimentos administrativos ou judiciais
Se necessário, ingressamos com ação judicial para garantir o recebimento do auxílio e/ou o pagamento retroativo dos valores devidos, com base na legislação e jurisprudência atual.
→ Acompanhamento completo até a efetiva implementação do benefício
Oferecemos suporte contínuo, mantendo o residente informado sobre cada etapa do processo e atuando com agilidade para a solução do caso.
O valor do auxílio-moradia pode representar um importante alívio financeiro para quem já lida com jornadas intensas e limitações orçamentárias durante a residência. Fazer valer esse direito é também uma forma de valorização e respeito ao profissional em formação.